Oi galerinha, todos bem? Hoje viemos bater um papo bacana sobre o Big Festival. Para quem não conhece, o evento acontece desde 2012 e é um dos mais importantes festivais do universo dos jogos eletrônicos da América Latina. O evento é voltado para os amantes de games e que querem conhecer mais a fundo produção e desenvolvimento dos mesmos. O Big Festival conta com palestras, Workshops e muito mais! Nossa experiência foi única e marcante, tanto como imprensa como pessoas que amam o mundo dos jogos! A cada dia era uma novidade, desde os jogos indies até as palestras e premiações. Esse evento é fundamental para os devs iniciantes e que estão atrás de parcerias e divulgação de sua empresa / jogo. Estamos ansiosos para esse evento em 2023 trazendo cada vez mais novidades.
Exposição de games variados. Na edição do ano passado mais de 200 jogos estavam à disposição do público para serem testados, inclusive alguns deles eram lançamentos. Grandes nomes da indústria marcaram presença no Big Festival: Playstation, Nintendo, Xbox, Capcom, Bandai Namco e Niantic. No evento também foi realizado Meet e Greet com influenciadores do ramo, criadores de conteúdo e muito mais. No evento não podia faltar diversão, não é mesmo? O festival contava com espaço para experiências imersivas e diversas atrações para o público. O que todos amam ver: Campeonatos de E-sports! Claro que teve espaço dedicado para esse momento de muita emoção e torcida, com campeonatos de FreeFire e Counter Strike.
Nosso time da Staff e Streamers marcaram presença no festival 2022 e batemos um papo com eles para saber como foi a experiência imersiva no evento. Confira:
Como foi a experiência no evento?
R: Muito boa, pois tive a oportunidade de conhecer novas empresas desenvolvedoras e fazer contatos e conhecer um pouco mais outros jogos.
Quais atividades bacanas tem lá?
R: Área de Jogos de empresas Indies e empresas já conhecidas. É bem bacana o lado profissional e a parte de negócios que podemos fazer.
Qual a sua parte favorita do evento?
R: Como fui apenas em um dia não tive a chance de ver tudo que foi apresentado no evento, mas gostei muito da parte dos jogos para experimentar.
Em que o evento agregou no pessoal/profissional?
R: Ter a possibilidade de fazer parcerias, pois mesmo sendo um pouco mais pelo lado profissional as vezes é bom ter mais variedade de jogos na hora do lazer.
O que Você indica que vale apena ver e conhecer por lá?
R: Eu indico a área voltada para experimentar jogos das desenvolvedoras.
Como foi a experiência no evento?
R: Foi muito importante para nós participar do BIG porque foi a primeira vez que pudemos colocar o público pra experimentar de forma aberta o jogo do Irmão do Jorel e poder colher de pertinho os feedbacks da mais variável gama de jogadores. Além disso concorremos ao prêmio de melhor jogo relacionado a marcas, e ganhamos e o momento da premiação foi um momento inenarrável. As pessoas comemoraram tanto conosco e pareciam estar tão satisfeitas quanto a gente com o prêmio e isso deu um quentinho enorme no coração.
Como Dev indie, o que vocês acham do suporte e iniciativa do evento?
R: Acho importante. O BIG pra quem acompanha a indústria de jogos a algum tempo, sabe que teve um papel importante na evolução da indústria, porque além de ter o papel de trazer players importantes para cá, também agrupou e reuniu desenvolvedores de todos os cantos do país, e é um evento que foi construído originalmente com esse intuito de desenvolvimento. Lá atrás antes da existência do BIG existiam indícios de que uma forma de fomentar a indústria era criando um evento local e sem dúvidas isso ajudou.
Em que o evento agregou no pessoal/profissional?
R: A rodada de negócios é sem dúvidas o grande agregador no contexto profissional, nela pudemos conversar com diversos players e inclusive buscar parcerias para o jogo. Uma delas ainda não podemos divulgar, mas por conta de uma das reuniões do BIG teremos novidades para o jogo do Irmão do Jorel em breve.
O que Você indica que vale apena ver e conhecer por lá?
R: Jogue os jogos indies e converse com os desenvolvedores! Eu sei que vão ter stands gigantes e que é legal testar algumas coisas, mas poder acompanhar de perto o desenvolvimento de uma equipe pequena e ver o carinho que eles estão colocando é algo impar também, se você nunca fez, super recomendo.
A experiência no evento foi muito boa para networking e no caso do Pocket Bravery tivemos a oportunidade de mostrar o game para o diretor da divisão indie da PlayStation. Indicamos que no próximo continue trazendo nomes fortes da indústria para que os jogos indies possam ser mais divulgados.
LOCAL DO EVENTO - São Paulo Expo
1,5 Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, 04329-900 - São Paulo
Data: 28 de junho a 02 de julho de 2023
Funcionamento: das 10h às 20h
Designed by: HTML Codex / Distributed By: ThemeWagon